terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ecologia e Missão

O despertar da mentalidade ecológica

Há décadas a humanidade já vem dando lancinante grito ecológico de basta ao desenfreado desenvolvimento destruidor. O Clube de Roma, em 1972, publicou o relatório "Os limites do crescimento". Elaborado por especialistas de alta credibilidade preocupados com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável, alertou o mundo para os gravíssimos problemas da industrialização acelerada, do rápido crescimento demográfico, da crise de alimentos, do esgotamento de recursos não renováveis, da deterioração do meio ambiente, da futura crise de energia, da tecnologia devastadora. Naqueles idos, o Clube de Roma defendia o crescimento zero para os países ricos a fim de evitar o colapso da vida humana. Mesmo que tenha sido alarmista e não tenha considerado variantes no processo de desenvolvimento, o alerta conserva ainda validade.
Se assim estávamos na década de 70, imaginemos hoje o agravamento da situação. O crescimento continuou acelerado e sem piedade da natureza. Diante de uma destruição globalizada, só uma reação também global resolve.E esta nasce do despertar da consciência que ouve o grito da Terra contra as forças que matam os ecossistemas e consequentemente toda a vida do planeta.
A Terra sangra de dor e por isso grita. Até agora fizemos ouvidos moucos. Esquecemos que ela nos antecede em bilhões de anos. Além disso, atende a um mínimo de bom senso, ao chegar a um lugar existente, conhecer as regras que aí funcionam. Ocupamos este mundo como se o tivéssemos criado, desrespeitando os princípios básicos da vida. Água, oxigênio, fauna e flora constituem sua substância primeira e fundamental. Por toda agressão contra a Terra paga-se enorme preço presente e futuro. E, por sua vez, cuidar dela garante-nos a vida.
J. B. Libanio, sj


Para completar esta reflexão gostaria de citar uma frase de Camilo Viana pesquisador da UFPA que diz "O Pai celestial é misericordioso e perdoa as nossas faltas, mas a Mãe Natureza não perdoa o que lhe fazem de mal, depois de algum tempo ela lhe dá uma resposta catastrófica.

O que nós podemos fazer enquanto moradores deste planeta?
Se você acha que não tem capacidade de mudar esta situação,pense bem, pois todos podemos sim fazer a nossa parte.
Veja alguns exemplos:Plante uma árvore em algum lugar de preferência próximo da sua casa para que você possa observar o seu desenvolvimento.
Comece a reciclar o lixo de sua casa, ou selecione este lixo para que outros possam aproveitá-lo melhor em outro lugar.
Economize água, aproveitando a água das chuvas para molhar as plantas, lavar as calçadas ou até mesmo o carro, etc. aqui na nossa região é possível se fazer isso.
Ame as outras formas de vida animal,vegetal, etc. saiba que todos eles tem uma extrema importância na cadeia alimentar a falta de um deles pode provocar um sério desequilíbrio nos ecossistemas.Transforme o ambiente de sua casa, construa um jardim, crie um animal de estimação assim você irá se sentir bem por dentro.
Não esqueça de se amar também e se possível partilhar esse amor com alguém que lhe corresponda plenamente. Se isso não acontecer procure outra alternativa como por exemplo adote uma criança ou faça algumas delas felizes em seus lares de origem.
Que tal começar a fazer algo hoje mesmo?
Eu já comecei e estou muito feliz com essa experiência .

Jorzilécia Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário